RESENHA MARIA E EU - VANDA AMORIM


Título Original: Maria e Eu - Os Gritos Do Meu Silêncio
Autor: Vanda Amorim
Editora: Letramento
Páginas: 144
Sinopse: Emocionante e sensível será o diálogo entre Maria, uma adolescente carioca, e você, leitor. Vítima de abandono e tortura sexual, a personagem narra detalhes impactantes sobre sua trajetória de vida, além da luta que enfrenta para superar o passado cruel e recomeçar. De origem humilde e de uma comunidade do Rio de Janeiro, Maria sofreu abuso sexual do padrasto desde criança. Aos 12, a mãe dá a ela um prazo de dois anos para sair de casa. Abandonada, aos 14, grávida de um filho que não desejou, fruto das torturas sexuais, Maria é jogada a própria sorte. "Com a barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar a minha história. Foi triste e humilhante. Passei o meu aniversário na rua, sem roupa, sem comida, sem dinheiro e sem nem um fio de esperança." Mas, afinal, como aceitar a gravidez e um filho advindo de violência sexual e de anos e anos de abuso e tortura? Maria e Eu é uma história ficcional inspirada em situações reais, e apesar da acidez do tema, traz uma mensagem de esperança, em especial às pessoas que vivem ou já viveram em situação de tortura.Com uma linguagem acessível e envolvente a obra expõe, com muita delicadeza, a trajetória de uma adolescente, vítima de sofrimento motivado pelo abandono afetivo e social, que favorece a brutalidade e a selvageria. Ao abordar a violência contra a mulher, contra a criança e ao adolescente, Vanda Amorim procura tocar o coração das pessoas e ao mesmo tempo fazê-las refletir sobre essa intrincada realidade.

Resenha

Heey! Hoje temos a resenha de Maria e Eu da autora Vanda Amorim. Esse livro trás a jornada dura de Maria, uma adolescente que vai nos contar, literalmente, a sua história. O livro se chama Maria e Eu por esse motivo, a Maria nos conta tudo que aconteceu como se nos estivéssemos ali do lado dela batendo um papo.
            Quando resolvi contar a minha história, não tive a intenção de dividir ou transferir minhas angústias para você. Apenas queria demonstrar e também ter certeza que somos fortes e capazes de enfrentar as fúrias da vida. Pelo menos, acho que estou sendo. Estou descobrindo com o passar do tempo que o sofrimento por si só e incapaz de nos derrubar totalmente, es especial quando lutamos para isso. Depois de tantas coisas difíceis pelas quais passei, ainda me sinto forte para lutar.
Ela cresceu em uma comunidade extremamente humilde, Maria sofreu abuso sexual do padrasto. Ela nos conta isso como se estivesse no passado, mas é tão bem descrito e tão vivo que parecia que estava acontecendo na minha frente. Foi muito agoniante a descrição que ela fazia, eu me lembro de tentar ler rapidamente essas partes, pois, era muito difícil não se sentir incomodado.

A mãe dela sabia de tudo e ainda sentia, posso dizer raiva. E a mãe dela diz que ela tem até os 14 anos dela para sair daquela casa, ou seja, ela estava sozinha nesse mundo. E quando chega cada vez mais perto do dia em que ela vai ter que ir, ela descobre que está grávida.

"Com a barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar a minha história. Foi triste e humilhante. Passei o meu aniversário na rua, sem roupa, sem comida, sem dinheiro e sem nem um fio de esperança." 
Ela vai ter que recomeçar sua vida, que nunca conseguiu viver, do zero.
E duas coisas muito importantes que o livro trás é: que se somos ou vemos pessoas que são vítimas de abuso sexual devemos falar. Maria sempre se calava e isso gerou mais problemas, e as poucas pessoas que perceberam não fizeram nada.

A importância do perdão. Perdoar alguém que te feriu, abandonou, magoou... É uma das coisas mais difíceis que existe. O livro trás uma mensagem muito bonita sobre recomeço.
Confesso que tento, mas nunca imaginei que perdoar fosse tão penoso. Apontar erros e culpas parece mais fácil do que entender o porquê que os mesmos foram lançados.
E ainda vamos saber mais sobre o seu passado e o que o futuro reserva para Maria.
É sem dúvida, um dos melhores livros de parceria que já li. Eu recomendo muito esse livro, mas se você já passou por algo semelhante, as primeiras páginas podem ser ainda mais dolorosas para você.

Livro incrível. Fica aqui minha recomendação. Um abraço e não se esqueçam dos links para encontrar o livro e a autora :)


RESENHA MARIA E EU - VANDA AMORIM RESENHA MARIA E EU - VANDA AMORIM Reviewed by Douglas Augusto on quinta-feira, junho 01, 2017 Rating: 5

18 comentários:

  1. Oie

    Que capa linda!
    E o tema é forte. Gosto muito de livros assim.
    Não é nada fácil perdoar algo desse tipo e admiro quem o faça.
    Vou anotar esse também pra ler.

    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Douglas!
    Poxa, que tema tão forte e triste. Perdoar realmente é difícil, coitada da Maria. Espero que o futuro tenha reservado algo melhor pra ela. Parece ser uma leitura interessante e emocionante. Adicionei o livro à minha lista.
    Um beijo,
    eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que tema forte e triste!
    Realmente, perdoar deve ser ainda maid difícil nesses casos. Coitada da Maria, espero que o futuro tenha reservado algo de bom pra ela. Gostei da resenha e vou adicionar o livro à minha lista.
    Beijooos,
    eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando o livro se passa no Rio e tema é tão forte que adoraria lê-lo e, ainda acho que muitas pessoas deveriam fazer o mesmo. Quero muito ler o livro e saber mais sobre Maria, ela parece ser uma pessoa cheia de cicatrizes e falar de assuntos tão sérios é muito importante. Já amei o livro!
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii Douglas.
    Que tema forte e triste não é mesmo? Eu fiquei pasma com a premissa e o desenvolvimento que a autora propõe. Amei!

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Esse tema é forte e triste, a sua resenha aticou a minha curiosidade em relação ao livro, não por causa do abuso que ela sofre, mas pela superação

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom? Quando abordam temas de violência sexual, sempre fico revoltada! Infelizmente acontece muito e isso é o mais triste. Gostei dessa abordagem da autora. Otima resenha!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Achei um tema forte e um pouco polêmico mas parece que o autor soube abordar muito bem. Espero que a Maira tenha tido um bom desfecho e que tenha conseguido se libertar de seus fantasmas. Vou anotar a dica, espero ler em breve.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ei, tudo bem?
    Achei a premissa bem forte. Gosto bastante de livro dramático e fiquei curiosa com essa história. Odeio essas mães que neglicenciam os filhos. Que ódio!
    Amei essa capa!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir

Romário Bispo