A morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói

Título: A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Liev Tolstói
Editora: Editora34 (2009)
Páginas: 92
Sinopse: Nesta novela - considerada uma das mais perfeitas já escritas, Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobre que tem uma grave doença. A partir daí, este passa a refletir sobre o sentido de sua existência, numa experiência-limite de rara força poética, que só a grande literatura consegue traduzir.

Resenha

Sim, Ivan Ilitch morre. Não, não é spoiler.

O livro já começa com seu funeral e após isso a explicação de como esse fato ocorreu. Ivan vivia conforme achava que deveria viver. Era juiz, casado, tinha filhos. Porém vivia uma vida tediosa, nada o contentava, vivia o atormento do vazio que constantemente precisava preencher. Sua relação com a família não era boa, seus laços com filhos e esposa não eram fortes. Inclusive, o autor deixa bem visível a raiva que Ivan tinha pela própria esposa.

Uma das temáticas deste livro é o fato de que a morte chega para todos, mas que nem sempre aceitaremos este fato. Através de Ivan percebemos o desespero de uma vida antecipada ao fim por conta de um acontecimento banal. A partir disso ele percebe que sua vida foi medíocre, mas agora é tarde.

Chorava a sua impotência, a sua terrível solidão, a crueldade dos homens, a crueldade de Deus, a ausência de Deus.

 

Ivan começa a se perguntar por que isso está acontecendo com ele e o sentimento de culpa o toma por completo. Culpa por achar que fez algo e agora está pagando por isso.

Um livro sobre a morte, sem dúvida. Li esse livro em algumas horas e parece que ele ainda está aqui presente, não há como terminar um livro deste tipo e não sofrer o impacto que Tolstói deixa: “Depois que um homem aprende a pensar, pensa sempre na própria morte (...).”

Como meu primeiro livro do ano, sinto que comecei da forma certa, não é um livro que se deva ler em qualquer momento da vida, porém, para mim, este foi o momento certo. A tradução desta editora é muito boa e o livro flui muito bem, apesar da temática pesada que o envolve. Com certeza um livro que nunca será esquecido.
A morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói A morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói Reviewed by Andreia Lima on terça-feira, janeiro 25, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo