Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso - Matheus Rocha

Título: Pressa de ser feliz - crônicas de um ansioso
Autora: Matheus Rocha
Editora: Planeta (2018)
Páginas: 208
Sinopse: O único objetivo deste livro é ser teu amigo, como ele tem sido o meu durante toda a jornada de escrita. Ao viver cada uma dessas crônicas, fui compreendendo que a felicidade não é uma linha contínua. Ela é um conjunto. É uma coleção de momentos especiais que nos levam ao clímax da vida. E que a existência é como uma montanha-russa, de fato. Subidas, descidas, curvas, mas com o propósito de que a gente se divirta. Aprendi também que a ansiedade não precisa ser uma corrente que me impede de sorrir. Que eu posso conviver com ela de forma pacífica, já que é impossível esquecê-la em um cômodo da casa ou dentro do armário.

Resenha

A capa do livro me chamou atenção logo de primeira, o azul chamativo, as borboletas se destacando e como parte do tema “Crônicas de um ansioso”, fiquei curiosa para saber do que se tratava, corri para ler a sinopse e saber mais sobre a proposta do livro.

A crônica é dividida em três etapas, sendo elas o “Começo, Meio e Fim”, em que o autor (Matheus Rocha) conta sobre sua experiência como ansioso. Ele é uma pessoa comum, escritor e jornalista, que vive com ansiedade, e acho que é por isso que ele consegue ser tão acolhedor com suas palavras, por enfrentar as mesmas dificuldades.

Prazer, este sou eu. E por mais que pra muita gente isso não signifique nada, pra mim é tudo.

 

Sofro de ansiedade há anos, e há tempos ela deixou de ser algo saudável do tipo: “Ah, estou ansiosa por alguém que vem me visitar”, não, sempre encarei a ansiedade como uma besteira ou algo que pode superar de um dia pro outro. Até precisar de acompanhamento psicológico e entender a grandeza e o impacto dela em minha vida. Claro que hoje em dia sou acompanhada, mas esse livro mudou minha percepção sobre o assunto.

Os textos são curtos e ele destaca muitas frases e ilustrações ao decorrer dos capítulos, utilizando metáforas e fatos do dia a dia de maneira direta e leve. No início do livro ele sugere que o leitor utilize marca texto e caneta, para responder perguntas e decisões durante a leitura. Eu como leitora obediente não soltei a mão do post-it e meus marcadores, para não perder nadinha.

Ele aborda o medo que as pessoas sentem de cair, errar, agradar. Que esquecem de se aventurar na vida. E nos leva a navegar em nossas emoções, sempre permitindo buscar a felicidade dia após dia, de maneira a valorizar o que temos e o andar da carruagem (nossos processos).

Deixamos de estender os braços, sentir os cabelos voarem, o vento no rosto, o frio na barriga e trocamos tudo de mais incrível pela segurança mórbida e tediosa do chão firme.

Durante o percurso eu parava para refletir, tomar decisões ou simplesmente sorrir por me sentir igual a ele. Particularmente, eu recomendo a leitura a todos que gostariam de expor seus sentimentos, de saber como outra pessoa se sente e refletir o resultado que a ansiedade pode causar na maneira como você se relaciona com você mesma, com as pessoas e com o mundo.

Atualmente, todos buscam uma felicidade eterna, a pressa de ser feliz não é nada fácil, mas pode ser possível, acreditando que você consegue, estando disposto a viver um dia de cada vez e valorizar quem somos e o que queremos nos tornar.

Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso - Matheus Rocha Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso - Matheus Rocha Reviewed by Flávia Rodrigues on terça-feira, janeiro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo