Minha História - Michelle Obama


Título: Minha História
Autora: Michelle Obama
Editora: Objetiva (2018)
Páginas: 464                                                                                                                                Sinopse: Ainda não sei muito sobre os Estados Unidos, sobre a vida, sobre o que o futuro trará. Mas eu me conheço. Meu pai, Fraser, me ensinou a trabalhar duro, rir com frequência e cumprir com a minha palavra. Minha mãe, Marian, me ensinou a pensar com minha própria cabeça e a usar minha voz. Juntos, no nosso apartamento apertado em South Side de Chicago, eles me ajudaram a enxergar o valor da nossa história, da minha história, da história mais ampla deste país. Mesmo quando não é bonita ou perfeita. Mesmo quando é mais real do que você gostaria que fosse. Sua história é o que você tem, e o que sempre terá. É algo para se orgulhar.

Resenha

Antes de ler a autobiografia eu só sabia da Michelle Obama o que todos sabem, que ela foi a primeira afrodescendente a ocupar o posto de primeira dama dos Estados Unidos. Quando tive a oportunidade de comprar o livro, comprei e comecei a ler com muito detalhe, para não acabar tão rápido e não perder nadinha de sua história.

E digo mais, se você simpatiza com Michelle, você precisa ler esse livro urgentemente, pra ontem! "Minha História" é o caminho ideal para saber detalhes sobre sua infância, adolescência e juventude, diretamente do subúrbio de Chicago onde ela foi criada. Além de envolvente (sério, quando comecei não conseguia parar de ler), o livro é inspirador, pois mostra detalhes íntimos de sua criação e de seu ambiente familiar quando criança, suas inquietações profissionais durante a adolescência, e já na fase adulta seu modo de agir em meio à popularidade de seu esposo, Barack Obama, o dia-a-dia da Casa Branca, sua missão como esposa e mãe e como ela passou a se orgulhar de sua história e a incentivar muitas outras mulheres a amar e contar suas histórias.

Comece a observar o valor da sua história, mesmo quando não é perfeita. Mesmo quando é mais real do que você gostaria que fosse. Sua história é o que você tem, e o que sempre terá. É algo para se orgulhar.

De toda a obra, as minhas partes favoritas de "Minha História" são os bastidores da eleição, é muito interessante como no início da ideia para a presidência de Obama ela estava insegura e relutante, porém, depois decidiu agarrar a ideia do marido e juntos fazerem a diferença com a confiança que a sociedade deu a eles. Michelle estudou muito, se dedicou e foi atrás de implementar ações que mudassem a vida da população norte-americana.

A ideia de implantar uma horta nos gramados da Casa Branca partiu dela, para incentivar a alimentação saudável a todos, o que levou ao projeto Let's Move, na luta do combate a obesidade infantil, que atingia números altos no país. No livro ela detalha o quanto projetos como esse mudam a vida de famílias, indo a fundo nessa luta, visitando escolas e empresas para debater e convencê-las a mudar a maneira que enxergavam e promoviam a alimentação para crianças e demais pessoas.

Ter uma história não significa chegar a algum lugar ou alcançar algum objetivo. É um processo ao longe de um caminho...

Sabe quando você passa admirar uma pessoa e a desejar ser igual a ela? Assim que eu me senti quando terminei o livro, acompanhar os avanços de uma mulher com uma inteligência aguçada, descrevendo suas vitórias e decepções, públicas e privadas, pessoais e familiares, e ainda assim, ter a humildade e força para desafiar diariamente as expectativas dela e de quem jamais acreditou em seu potencial, é impressionante.

Que você, querido leitor, tenha orgulho de suas pequenas conquistas!

 

 

Minha História - Michelle Obama Minha História - Michelle Obama Reviewed by Flávia Rodrigues on segunda-feira, janeiro 10, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo