MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO FAZER JORNALISMO




Heey! Eu queria muito fazer um post sobre jornalismo e esse pulou na minha mente (antes de escrever trinta forma de xingamentos nos comentários, leia o post. Está bem? Então está bem).




1. NÃO PODE GOSTAR DE FICAR NA ZONA DE CONFORTO

Se você é muito preso a sua zona de conforto, não gosta de desafios, por favor, pense duas vezes antes de escolher comunicação social.  Um jornalismo precisa ser pró ativo, ele  vai precisar se livrar de uma vez por todas desse lugar de conforto e coloca a cara a tapa e arrisca mesmo.

2. TEM QUE ESTAR DISPOSTO A SACRIFICAR HORAS DE SONO

Se você amaaaaaaa dormir e não quer perder suas oito horas diarias de sono de beleza, procure uma outra área. Jornalistas trabalham com prazos apertados, precisam fazer no menor tempo e com qualidade, e para isso, vai ter que madrugar para concluir certo trabalhos, vai abrir mão de vários fins de semanas.

3. PRECISA SABE OUVIR

Meu anjo, se tu achas que é só falar e falar e falar... hmmm não é por ai não. Além de falar bem, tem que saber escutar, sabe ouvir. Um jornalista que não desenvolve isso tem sérios problemas. Existe momento de falar e de ouvir. Precisa aprender a discernir o momento certo.

4. TEM QUE PERSISTIR MUITO

Tenho visto que ser jornalista não é nem um pouco fácil, precisa se empenha e busca cada vez mais sobre determinada situação. Não desistir, ser sempre insistente e curioso.

5. IMPARCIALIDADE SEMPRE (OU QUASE ISSO)

Pode acontecer que você tenha que falar de algum assunto que você não queira, mas você vai ter que falar, vai ter que saber se posicionar e não pode demostrar que você não é contra ou a favor aquilo, sabemos que não é bem assim, mas deve se esforçar ao máximo para chegar nesse ponto. Sempre evitar tomar partido, a não ser que seja uma matéria que tenha realmente um texto opinativo.

6. SABER TRABALHAR EM EQUIPE!

Comunicação Social - Jornalismo. SOCIAL. Se você acha que é um trabalho solo, errouuuuu. Não é, é necessário saber trabalhar em equipe, saber em quem confiar.

7. SUA CREDIBILIDADE EM JOGO 24 HORAS

Todos nos recebemos "n" informações por dias e nem sempre confirmamos se é verdadeira ou não, e passamos adiante. Pode ser uma simples frase de uma autor que nem é mesmo dele e compartilhamos. O jornalista precisa sempre verificar as fontes daquilo, uma informação errada pode manchar pra sempre sua credibilidade.

8. TEM QUE GOSTAR DE ESCREVER

É bem inviável querer jornalismo e achar que só é ir para frente de uma câmera e boom! Feito! Vai precisar fazer um caminho até ai, e vai escrever muito durante esse percurso.

Isso são somente alguns motivos que já descobrir até agora. Mas se nenhum desses quesitos de fez pensar em não fazer Jornalismo, arrisco a dizer: Bem vindo ao time! É uma profissão nada fácil, mas que tem me encantado. Acredito que vários desses motivos servem para outras profissões também.

Abraços \o/
MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO FAZER JORNALISMO MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO FAZER JORNALISMO Reviewed by Douglas Augusto on segunda-feira, abril 16, 2018 Rating: 5

7 comentários:

  1. Apesar desses movitos, eu vou fazer jornalismo! É uma coisa que eu quero fazer muito! 😻🖤

    ResponderExcluir
  2. Oiii..olhas, eu entendo tudo que você quis dizer. Pra entrar numa profissão, seja ela qual for, é sempre bom pesar todos os prós e os contras para saber se é a melhor opção pra você mesmo ou não.

    Bjo

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Menino, tá aí uma coisa que não sou, sou tímida demais, mas gosto escrever e pesquisar fontes antes de acreditar em qualquer notícia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Douglas! Tudo bem?

    Adorei o título do seu post porque ele nos leva para um lugar: o pensando "que absurdo é esse aqui?" e isso chama muito a atenção. Mas quando a gente começa a ler percebe o real significado. Gosto de títulos assim, que convidam.

    E sobre o post já pensei em fazer esse curso de jornalismo, mas acabei indo para letras mesmo. Gostar de escrever nas nossas profissões é sem dúvida crucial, até mesmo para treinar nossa capacidade crítica e melhorar as produções textuais. Acho que nisso tudo o mais difícil para mim seria alcançar a imparcialidade sem cometer deslizes.

    Vale muito suas dicas.

    - Abraço,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥ @vidaeletras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos nunca pensei em fazer jornalismo nem sei o motivo.Fiz a primeira facu , a segunda , a terceira e agora faço pós mas nao tem nada com jornalismo..Aos que gostam da área de comunicação devem pensar mas na verdade existe Campo..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Douglas!!
    Esse título já nos deixa pensando: caraca, o que fez ele odiar tanto o jornalismo? rsrsrs
    Achei muito bacana você expor os pontos que te decepcionam sobre a profissão!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. sobre essa questão de verificar fontes, prazos apertados e horas de sono perdidas para se pesquisar, casam muito bem com o curso de História tb hehehe [o meu]

    certz vez, há muito tempo, pensei em jornalismo, mas História me pegou de jeito...

    bjs...

    ResponderExcluir

Romário Bispo