CONVERSA DE LEITOR: PARCERIA COM AUTORES


Heey! Hoje é dia de um Book Talk. Vamos conversar sobre as tais parcerias com autores. Depois de ter feito um pouco mais de 20, acho que posso falar um pouco disso e quero o feedback de vocês. Concordam, discordam (tudo com muita calma).
Esse post vai servir para autores, blogueiros, booktubers com parceria ou que pretendem fazer,
Vamos ver o significado de parceria: é uma associação de entidades (duas ou mais) para desenvolverem uma ação conjunta com vista a atingirem um objetivo determinado.
Ação conjunta. Então, é algo feito junto, não é algo separado. Para que ambos os lados possam sair ganhando.

BLOGUEIROS

Eu já vi VÁRIOS dos meus amigos (inclusive, estou nesse meio também, não vamos ser hipócritas) que tem blog literário, e, simplesmente, deixaram as parcerias pra lá. Passa meses e não dão um feedback para o autor (a). Normalmente, é a pessoa do blog que vai atrás do autor e ACEITA fazer a parceria, então, nada mais justo que honra sua parceria.

Entenda, livro de autor (ou editora) NÃO É PRESENTE. O que o autor te manda além do livro podemos considerar, mas você é obrigado - você quis - ler aquele livro. Funciona como uma relação de trabalho, então, é muito importante a RESPONSABILIDADE.

Temos então os blogueiros que querem se achar no direito de apontar CADA ERRO do livro. Na hora de fazer a resenha – e se lembre, o que fazemos aqui não é VERDADEIRAMENTE (alguns blogs sim) uma resenha, resenha requer vários pontos a serem seguidos – eles só sabem apontar os defeitos do livro. E querem se achar os próprios escritores. ”Mas eu sou sincero”. Cuidado, muitas vezes o sincero pode virar um tolo.

Quando descobrimos o mundo das parcerias, acabamos nos jogamos em todas que são possíveis. Eu fiz isso. Então, tome cuidado, olhe o seu limite e veja se você realmente vai da conta. Honrem as suar parcerias e cumpra nos prazos, e se tiver algum imprevisto, avise.

AUTORES

Vamos lá
A primeira coisa, autor envia o livro e SOME. Ele é arrebatado e você não ver nunca mais. Não te responde, ele enviou o livro e pensa: “Fiz a minha parte”. Não tem coragem nem te risca um mero autografo no livro.  Eu li um livro de parceria muito bom. Fiz a resenha, elogiei muito, divulguei. Ela até hoje não me respondeu. Curtiu a foto no instagram e pronto. Fim de “Parceria”. A minha vontade foi de editar a resenha e colocar no título: “PIOR LIVRO”. Isso não é parceria.

“Livro de parceiro é prioridade”. Concordo prioridade não hora de escolher qual o próximo livro que tenho que ler. Vou ver série, opa, tenho o livro do parceiro pra ler. E NÃO QUANDO alguém está morrendo e você avisa e ele não quer saber, você tem que ler agora. Tua mãe está doente? Problema teu, tem que ler.

Outra coisa: LIVRO DE PARCEIRO NÃO É PAGAMENTO. Tem autor que quer se achar muito melhor por ter enviado aquele livro. É, ele gastou. E nos gastamos tempo, energia elétrica e varias outras coisas também. Lembre se da palavra PARCERIA.

O autor que não aceita as criticas. Quer dá aquela mexida na resenha. Até porque você é meio que obrigado a gostar do livro, né? O seu cérebro, pelo menos o meu, ele fica me culpado por cada ponto negativo. Eu nunca fiz uma resenha, totalmente, negativa de parceiros. Sempre teve um ponto positivo que dá pra falar.

E tem muito mais pra falar sobre os blogueiros e parceiros. Espero que você não desista de fazer parcerias por causa disso. Existe muito blogueiros competentes que levam a sério e autores que se importam de como está indo a sua leitura até a resenha. Fazer parceria é muito bom sim. Eu só quis mostrar o lado que muitas vezes existem e não falamos.

E ai? Concordam? Discordam? Peguem suas tochas e vem pra cima rsrs to brincando. Deixem sua opinião o/ vamos conversar NA PAZ! 

CONVERSA DE LEITOR: PARCERIA COM AUTORES CONVERSA DE LEITOR: PARCERIA COM AUTORES Reviewed by Douglas Augusto on sábado, junho 10, 2017 Rating: 5

Um comentário:

Romário Bispo