RESENHA O PRÓXIMO ALVO - MARCEL TRIGUEIRO

Título Original: O Próximo Alvo
Autor: Marcel Trigueiro
Editora: Publicação Independente
Páginas: 432
Sinopse: A cidade do Rio de Janeiro já experimentou o clima de terror no final do ano de 2010, com carros e ônibus sendo incendiados durante madrugadas em sequência. Agora, um clima similar instala-se na cidade, mas desta vez os alvos têm nome e sobrenome. Centenas de milhares de pessoas são progressivamente ameaçadas por terroristas que parecem saber todos os detalhes de sua vida, sendo algumas delas covardemente assassinadas, numa demonstração de que qualquer um pode morrer.
Matheus Erming é o especialista em Computação Forense responsável por investigar os computadores usados pelas vítimas e por descobrir como detalhes de suas rotinas diárias, relações de parentesco e de amizade foram obtidas pelos perpetradores dos ataques. As perícias são o ponto de partida de uma perseguição não apenas cibernética, que envolve também o BOPE e toca nas mais baixas esferas do crime organizado, seguindo em busca da raiz do caos na cidade. No decorrer dessa busca, a segurança da família do próprio Matheus também acaba sendo posta em risco. Quando isso acontece, ele sabe que só tem uma escolha: seguir em frente, a qualquer custo.

Resenha

O livro se trata de crimes, assaltos, tramas interligadas que no final fazem TODO sentido, hacks que fazem você pensar “isso é tão Black Mirror”, sempre deixe seus antivírus atualizados. A história em si conta ataques cibernéticos que pessoas são avisadas que irão morrer e cabe a Matheus Erming, desvendar esses ataques através de seu conhecimento forense em computação. A trama toda me causou certa ansiedade em alguns casos como um onde Matheus Erming estava destrancando uma porta ilegalmente, e a qualquer momento podia passar alguém no corredor e estragar toda operação que ali ele fazia, esse momento me deixou tenso, me senti na pele do próprio personagem. Para quem gosta de ação, drama, amores platônicos, o livro é recomendado, a cada página você fica nervoso e tenso querendo saber como aquilo vai acabar.

Ao terminar o livro percebo que valeu a pena cada página, que é de certa forma surpreendente, que o nervosismo se acalma em algumas páginas e volta forte em outras. Às vezes acaba que eu falo para mim mesmo “só mais esse capitulo”, pois, em alguma parte o suspense é tão grande que, é impossível parar ali.

Em outra parte ocorre que o Matheus tem uma paixão platônica por sua colega que trabalha com ele, chego até me identificar em algumas partes com isso, os dois trabalham juntos no mesmo caso, o que faz com que a relação de amor platônico do Matheus por ela seja escondida por ele, percebe-se o seu pé atrás em tentar algo com sua colega de trabalho. Quando sé chega à metade do final onde a maior parte da ação ocorre é impossível querer parar, a cada terrorismo cibernético se pensa “será que ele ou ela, vai morrer?” isso tudo deixa o suspense no ar, e faz querer ler tudo de uma vez. Por fim, recomendo sinceramente o livro, é algo que vale a pena ler, pois você também aprende coisas sobre a polícia, por mais que o livro seja uma ficção você percebe coisa no Brasil que faz com que reflita sobre nossa justiça.

Resenha feita por Jean Vinicius @mestre_jedi_

Links para compra e onde achar o autor:

RESENHA O PRÓXIMO ALVO - MARCEL TRIGUEIRO RESENHA O PRÓXIMO ALVO - MARCEL TRIGUEIRO Reviewed by Unknown on terça-feira, maio 30, 2017 Rating: 5

8 comentários:

  1. Oie

    Não conhecia e já me interessei, parece ser bem um estilo que gosto. Suspense e tensão é comigo.
    E eu sempre fico nessas de só mais um capítulo e quando vejo já terminei o livro, não aguento para saber o final.
    Esse vai para minha lista!!

    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii.
    Eu gostei bastante da capa e sua foto ficou maravilhosa.
    Gostei bastante da premissa do livro, amo suspense, a gente sempre fica tenso e nervoso mesmo. A gente fica conjecturando, pensando e temendo pelos personagens. É maravilhoso.
    Parabéns pela resenha!
    Beijooos
    eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Outra resenha sua que se passa no Rio, estou amando essas suas leituras! Adorei a resenha e o livro parece super interessante! Amei a capa, super coerente com o que você contou da história!
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vinicius como vai?
    Admito que as vezes eu fujo deste tipo de livro porque acho que o tema parece repetido. Porém a premissa dele me pareceu fantástica. É muito raro hoje em dia ver o Brasil representado dessa forma. Fiquei interessada em conhecer mais da história.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um ótimo livro, eu amo livro de suspense e eu nunca ouvi falar sobre ataques cibernético nos livros, mas esse parece bom

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha Jean. Fiquei bem curiosa para ler esse livro pois eu gostei muito de cela sem portas. Legal que o autor investe bem nessa parte de violência no Rio. Fiquei meio tensa com essa história, mas gosto de livros assim. Outra coisa, esse Matheus é o cara da federal que aparece no Cela sem Portas? É que eu não me lembro o sobrenome, mas devido a descrição me lembrou bastante ele.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ei Jean.
    É um tema bem atual né. O que tem de hackers roubando informação alheia tá demais. E tem mais um romance no meio disso tudo. Parece ser bom. Tem que ser muito inteligente pra escrever um livro desses sem cometer gafes.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir

Romário Bispo