#8 Resenha Dois Irmãos - Milton Hatoum

Título Original: Dois Irmãos
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras
200 Páginas


Sinopse: "Dois Irmãos" é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. É a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar. Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance.

                             Resenha

Dois irmãos conta a história de irmãos gêmeos nascidos em Manaus. O mais velho por alguns segundos é chamado Yacup e outro irmão, Omar, que quase sempre é chamado de Caçula.  Desde que eles se entendem por gente são completamente diferentes no modo de agir. A mãe era a que queria ter os filhos enquanto que o pai achava que filhos poderiam atrapalhar a relação deles (se e que você me entende). Depois da primeira grande briga dos irmãos, a mãe decide mandar um deles para morar no Líbano. Acompanhamos a vida dos gêmeos desde criança até serem adultos. O livro conta como era Manaus na Segunda Guerra Mundial até o Pós-Guerra. Observar tudo que acontece com essa família que não estavam preparados para ter filhos é realmente muito triste. Não vai ter o "gêmeo bom" e o "gêmeo ruim", os dois vão ter altos e baixos até o final da história.
Queria poder conta mais, só que spoiler, né?

Minha Avaliação: 5 ESTRELAS


Resenha em vídeo:



#8 Resenha Dois Irmãos - Milton Hatoum #8 Resenha Dois Irmãos - Milton Hatoum Reviewed by Douglas Augusto on segunda-feira, julho 25, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo