#6 Resenha Toda Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr


Título Original: All The Light We Cannot See
Autor: Anthony Doerr
Editora: Intrínseca (2015)
528 Páginas

Sinopse:Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.

Resenha

Pontos Positivos

Esse livro trás a história de Marie que mora em Paris e Werner que mora na Alemanha. Durante o período da segunda guerra mundial. Eles não se conhecem. Nunca se viram.
Normalmente é um capítulo narrado por ela e outro por ele.
Ela mora só com o pai que é chaveiro de um museu. Quando aos seis anos ela fica cega, o pai constroí uma maquete do bairro para ela aprender as ruas e caminhar sem problemas.
Quando os nazistas ocupam Paris, ela e o pai fogem para a casa do tio do pai dela. Mas antes deles fugirem, o museu tinha uma joia muito valioso e para ela não cair nas mãos de nenhum nazista, fizeram joias falsificadas e deixaram com algumas pessoas e entre essas estava a verdadeira. E porquê dessa joia ser tão importante vai ter que ler para saber.
Werner mora em um orfanato com a irmã, Jutta, lendo um livro sobre mecânica ele se encanta e começa a aprender sobre física e matemática. Esse talento faz ele ganhar uma bolsa de estudo. Começam a ver o potência dele e decidem manda ele numa missão.
O livro é incrível, apaixonante e viciante.
História muito bem contada.
Cheio de frases lindas como:

"Abram os olhos", conclui o homem, "e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre"

Siga a lógica. Todo efeito tem sua causa, e todo problema tem sua solução. Toda fechadura tem sua chave.

As muralhas poderiam desmoronar, até mesmo a cidade toda, e o esplendor desse sentimento não desvaneceria.

E muitas outras.
Os capítulos são de uma ou duas páginas. O livro é dividido em partes não lineares, então preste atenção nisso para não se perder.

Pontos Negativos

Eu demorei para pegar o ritmo lento do autor mas como os capítulos são pequenos deu para ajustar isso.
Só isso... Esse livro é incrível. Eu usei 85 post its nele porque e cada passagem.

Pequeno Spoiler

Da metade para o final, leia com lenços para as lágrimas.

Adoraria conta mais só que não quero dar (mais) spoiler mas vai por mim que é bom.


Minha Avaliação: 5 ESTRELAS


Obrigado pela visita, se já leu me falar o que acho, se gosto demais se não gosto, e boas leituras :)

#6 Resenha Toda Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr #6 Resenha Toda Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr Reviewed by Douglas Augusto on segunda-feira, maio 02, 2016 Rating: 5

Um comentário:

  1. Parece ser muito bom! A história parece ser muito interessante, e eh legal que cada autor tenha um ritmo pra gente não se acomodar em um só. Eu estou tentando me adaptar a esse jeito proprio que cada autor tem de escrever. Os lenços pras lágrimas foi o melhor, tenho que confessar que foi o q me convenceu a colocar o livro na minha lista. rsrsr Indiquei seu blog ao Prêmio Dardos pelo excelente trabalho realizado.

    http://atraentemente.blogspot.com.br/2016/05/premio-dardos.html

    ResponderExcluir

Romário Bispo