|RESENHA| SOBRE ENTREVISTAS - STELA GUEDES CAPUTO


Há um leque de possibilidades do que fazer dentro do jornalismo e umas das melhores formas de conseguir informações é através de entrevistas. Mas como, porquê e o que fazer nas entrevistas?

Heey! Hoje vamos falar sobre um livro muito bom que recebi em parceria da editora vozes da coleção Fazer Jornalismo que é o Sobre Entrevistas - Teoria, pratica e experiências da Stela Caputo.

A primeira parte do livro é destinada ao "pré-entrevista". A autora nos diz sobre a função e importância do jornalismo e nos alerta com algumas perguntas, que sempre devemos ter,para saber se aquela entrevista que queremos é mesmo necessária para a pessoa que irá ler/ouvir. Vão basicamente falar: "Isso que você quer perguntar é relevante? As pessoas precisam, realmente, saber disso? Qual o motivo que faz isso ser importante?"

O que sei é que nossa escrita vai sendo marcada como a vida vai marcando nossa pele, nosso corpo, nossos olhos, nosso espírito, nossa lembrança. Às vezes com flores tristes e machucadas. Às vezes com flores que perderam a memória das flores e só conseguem ser arame farpado.

A segunda parte do livro é quando ela vai falar do que nos não podemos esquecer quando entrevistamos. São notas gerais falando sobre ter ética, lembrar que a entrevista não é um interrogatório e por ai vai. Na última parte, temos algumas entrevistas que a autora vez em determinado momento de sua carreira, entre os entrevistado temos: Dilma Roussef, Marina Barbosa, Leonardo Boff... E ao final de cada entrevista, ela deixa uma nota mostrando o que podemos analisar nessa entrevista.

Foi uma leitura muito prazerosa ainda mais pois eu queria saber mais sobre como fazer realmente entrevistas. A autora é super direto ao ponto, ela consegue ensinar através do livro e transmitir a importância da entrevista e quais são as técnicas necessárias.

É um livro curtinho, mas que tem muito conteúdo e que trabalha não para um público fechado, jornalistas e estudantes de jornalismo, mas para todos que fazem trabalhos acadêmicos, a pesquisadores e etc.

Você pode adquirir o livro atrás do link abaixo:

|RESENHA| SOBRE ENTREVISTAS - STELA GUEDES CAPUTO  |RESENHA| SOBRE ENTREVISTAS - STELA GUEDES CAPUTO Reviewed by Douglas Augusto on segunda-feira, setembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo