|RESENHA| PASSARINHO - CRISTAL CHAN


Título Original: Bird
Autora: Crystal Chan
Editora: Intrínseca (2014)
224 Páginas
Sinopse: O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava Jonh, e achava que tinha asas Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada pelo silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão, até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John O avô está convencido de que esse novo amigo é um duppy - um espírito maldoso -, mas Joia sabe que isso não é verdade E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que Passarinho morreu.

Resenha

Heey! Hoje vamos conversar sobre um livro que simplesmente me conquistou da primeira vez que li e que agora, na releitura, continua me encantando, não tanto como antes mas, ainda sim, é um  bom livro. Temos Joia uma menina de doze anos, super inteligente, filha de descendentes de Jamaicanos. Joia vive a sombra de seu falecido irmão John, ou como o chamavam, Passarinho. John morreu no dia em que Joia nasceu.

"Meus pais sempre disseram que meu nome é Joia porque sou preciosa, mas às vezes acho que é porque começa com J, assim como Joun, e porque rlrd sentem saudades dele e não queriam me dar um nome comum. John tinha um nome comum, e agora está morto."

Esse foi um livro que resenhei há uns dois anos - inclusive já tirei a resenha do blog - e agora que reli, pude ler com outro entendimento. O livro começa quando Joia segue sua vida normalmente até que um garoto que diz se chamar John aparece em seu caminho. Com Joia mora seus pais e seu avô, que não fala nada desde que John morreu e ele acredita nos duppies, criaturas de cultura jamaicana, espécie de espíritos malignos. E o avô de Joia acredita que John seja um desses.

"Não sabia o que era pior, apunhalar alguém com silêncio ou com palavras."

O livro nos trás uma historia de uma família destruída por não ter tido um luto. O livro brinca entre o cômico e o drama, temos a amizade linda entre Joia e John e a tristeza na familia de Joia que "não a aceita." Eu chorei e ri lendo. É um livro que tem um tema pesado e que não vai tentar solucionar, mas expor. O que acontece com os filhos quando os pais querem colocar expectativas que não pertencem a essas crianças. 

Uma coisa que doeu em mim foi acompanha ela tentando de várias formas agradar os pais, faz de tudo e eles nem notam ela, e tem um momento da história que a mãe diz algo tão pesado que caiu um olho na minha lágrima.

"Nunca me dei conta que que segredos poderiam ser mais pesados do que uma mochila cheia de tijolos."

É um livro bem curtinho então em uma tarde pode ler ele inteiro. É um livro que podemos dizer como simples, mas que não perde seu valor por causa disso. E é um dos livros que chamo de "esquecidos da Intrínseca", livros que não são muito comentados. É uma história muito comovente e envolvente, eu amo quando crianças narram e os autores realmente consegue colocar tudo na visão de uma criança. Acho que Cristal Chan fez um bom trabalho nesse livro, aprendemos algumas coisas também sobre a cultura jamaicana o que foi bem interessante.

Espero que tenha gostado. Já leu, o que achou?

Abraços \o/
|RESENHA| PASSARINHO - CRISTAL CHAN |RESENHA| PASSARINHO - CRISTAL CHAN Reviewed by Douglas Augusto on quinta-feira, abril 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo