|CONVERSA DE LEITOR| "QUERO LER, MAS NÃO CONSIGO!"


Você já reparou que talvez antes você lia bem mais - e melhor - do que hoje em dia? Se você nunca passou por isso, me ensine o seu segredo, meu anjo. Se assim como eu, você passa ou já passou por isso, por simplesmente não conseguir pegar um livro para ler, ler uma página é uma tortura, quero lhe dizer que você não está só.

SÉRIES/FILMES

Muitos leitores acabam criando um ego inflamado por não assistirem televisão, mas acabam se jogando em séries (MUITO DIFERENTE, NÉ?). Enfim, você já reparou quantos episódios você tem assistido POR DIA? Deveria começa a reparar, o tempo que você gastava lendo, agora você gasta assistindo. E convenhamos que assistir não nos faz "esforçar tanto" quanto ler um livro.  E mais fácil fica só olhando para uma tela, a sua mente entende isso e se confortar nisso. Não significa que você não queira ler, ou não goste mais. A leitura é um hábito, e você terá que se "esforçar" de novo para conquistar esse hábito.

FACULDADE E/OU TRABALHO

Eu comecei o primeiro período e já estou sentindo o impacto, sou obrigado a ler vários livros técnicos o que me deixa "sem tempo" para ler os livros que ei quero. Mas será que estou realmente sem esse tempo? Vamos lá, todos tempos um tempo, minusculo que seja, para descansar a mente. Muitas pessoas usam esse tempo para dormir, e eu não estou dizendo que é errado - eu mesmo não resisto ao soninho! -, mas se sempre nos redermos ao cansaço o que vai nos restar? Pegue o exemplo de uma pessoa que trabalha e estuda a semana toda, no fim de semana ela talvez só queira dormir,.mortaaa de cansada. Ela vai passar os próximos anos da vida dela vivendo uma vida governada pelo cansaço, sono... Todos os fins de semanas, o tempo que ela poderia aproveitar para passar com ELA mesma, com familia, com amigos... Temos que ter nossas prioridades sim, mas não somos robôs, precisamos ter um tempo com amigos, ler um bom livro, talvez isso te der mais descanso do que horas babando no travesseiro. (ACHO QUE FUGIR UM POUCO DO TEMPO, GLÓRIA GLÓRIA ALELUIA ISSO NÃO É ENEM).

RESSACA LITERÁRIA

Talvez possamos considerar tudo isso como Ressaca Literária. Creio que você já deve ter ouvido falar disso. Caso não, quando você ler um livro muito bom ou livro muito ruim, e você simplesmente não consegue ler mais nada depois. É aquele negócio que nenhum livro vai ser bom como aquele ou todos os livros vão ser uma droga como aquele, você começa a ler um livro e você já diz que é chato (leu uma linha e já odiou o livro).Já aconteceu comigo algumas vezes, sempre o que me ajudava era ler O Pequeno Príncipe - um livro mais leve, divertido e etc. Tente um livro que você já leu.

REDE SOCIAIS (ALERTA PARA O INSTAGRAM!)

Jesus, como temos perdido tempo nas redes. 30 minutos, uma hora passam voando. Creio eu, que o instagram tem sido a rede social que mais tem nos feito perder tempo. Podemos ficar vendo memes horas e nem notamos. Uma técnica que uma professora me ensinou é colocar na tela principal o app de cronômetro, coloque um tempo de 15 minutos e coloca pra funcionar, antes de entrar nas redes, e isso vai funcionar como uma corda para você nao ficar preso no mundo invertido por horas!

VOCÊ TEM UM BLOG SOBRE LIVROS!

Desde que criei o blog, o número de vezes que passei por essas situações aumentou. Teve um tempo que me joguei com todo o meu ser em parcerias. Com editoras, autores, lojas, tudo que eu podia me inscrever como parceiro, eu me inscrevia. E fui passando nas seleções, só que isso tem um lado mais escuro do que parece. As vezes, tem uma pressão muito grande que você faz em si mesmo quando os livros começam a chegar e você quer ler todos de uma vez e o mais rápido possivel para mostrar como você dá valor aquela parceria, cono você é eficiente e isso gera ANSIEDADE. E o que era bênção vira maldição, meus anjos. Isso já me paralisou de uma forma que passei meses acumulado livros, e minha consciência pesava, mas eu estava muito paralisado para ler.

É claro que existe outras "n" situações, mas estou contando as que eu passei. Lembre se, por mais que isso seja difícil, não importa quantos livros você vai ler naquele ano. Se têm gente que ler 100, deixa eles e fique você com seus 5, 10, 20, 50... Leia no seu tempo. Mas não deixe a procrastinação te vencer! O que importa é que a leitura não seja um peso.

Abraços \o/
|CONVERSA DE LEITOR| "QUERO LER, MAS NÃO CONSIGO!" |CONVERSA DE LEITOR| "QUERO LER, MAS NÃO CONSIGO!" Reviewed by Douglas Augusto on quinta-feira, abril 12, 2018 Rating: 5

11 comentários:

  1. Olá, meu bem!

    Então, vou te contar a minha experiência.

    Já tive muita ressaca literária, e ela funciona que nem a de estudos, é quando você não tá com vontade ou a vontade, não se sente bem, sei lá. Acho muito diferente de tudo, porque mesmo com tempo, tu não quer. Tu olha pro teto, mas não faz mais nada.

    Tá, minha experiência.
    Fiz Letras, graduação mesmo. Eu nunca mais li nada que eu queria - nunca é forte, mas foi o que aconteceu. Daí, comecei a comprar livros que já tinha ou não lido - que eu não tinha - e passei a acumular. Acumulei, durante quatro anos, livros que eu desejava muito ler, mas, toda vez, não tinha vontade porque já tinha ficado 4horas em cima de um texto teórico.

    Ok. Acabei a faculdade, passei no Mestrado. No início, foi a mesma coisa, eu não conseguia fazer mais nada, até que criei meu blog. Eu tô lendo 9 livros por mês, não fazia isso fazia anos. E eu acho assustador porque tô conseguindo, e to no final do mestrado, mas feliz, fazendo o que eu quero. Meu site me ajudou muito a voltar a ter o que eu amava na literatura, embora ainda não tenha o tempo todo disponível.

    Essa é a minha experiência a respeito: é normal ficar assim na faculdade, super, esse negócio de parceria, eu dei graças a Deus que a gente não passou, porque eu não ia saber o que fazer, a gente já tem 1 garantida e ótima, fizemos mais pela experiência e - como a gente tinha acabado de começar -, acho que isso não trazia confiança.

    Enfim, acho que a gente não tem que se ligar na quantidade, a gente tem que se ligar na qualidade, no gosto e não, no peso, como você disse. Parabéns pelo texto, se quiser chorar pitanga comigo, é nós. <3

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, uma coisa hei de concordar... Perde-se muito tempo nas redes... Eu até que administro bem essa história... Leio blogues... Adoro ler blogues. Tenho diversos nos meus favoritos. Porém, as tais redes sociais te roubam a vida! E seria muito melhor se encontrar com "A menina que roubava livros".

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou passando por ressaca literária. Empaquei num livro que eu teria lido em dois dias e isso é tão frustrante. E nem é por que outras coisas tiram meu tempo. Eu simplesmente não consigo. Dai pense em pegar outro pra ler enquanto fico empacada no outro, mas não rola. Achei o texto ótimo e agradeço por saber que não estou sozinha nesse mundo.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho. Esse é um mal necessário. Ele te fornece o dinheiro, mas te suga o tempo e energia.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li bem mais do que leio ultimamente, infelizmente os afazeres do dia a dia tomam muito do meu tempo e energia. Vou tentar retomar meu hábito de leitura, nem que seja 1 livro por ano, afinal o que importa é a qualidade e não a quantidade :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Sinceramente, nunca parei de ler. Hoje em dia que estou mais ativa no blog, leio muito mais do que quando era adolescente e dispunha de mais tempo. Eu desisti de parcerias com editoras ou autores, para mim, não agregavam muita coisa e a grande maioria dos títulos não me interessava. Hoje só leio o que me instiga ou gosto e isso faz toda a diferença. Nem sempre eu acerto, às vezes a curiosidade traz leituras péssimas, mas vale a experiência =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi
    é muito chato guando pega um livro e simplesmente não consegue terminar seja qual for o motivo te dar um desanime total,e ler é muito bom né,a gente sonha quando está lendo como se estivesse na quela história,pelo menos comigo é assim.

    ResponderExcluir
  8. Douglas, o quanto você vai me detestar, se eu disser que não sofro desses maus que você listou? hahaha
    Sei que é difícil acreditar, mas acho que hoje sou capaz até de ler mais do que antes. Não leio da mesma forma, já cheguei a ler um livro por dia, durante o mês de férias. Mas, depois, o ritmo caia exageradamente. Hoje não. Levo 2/3 dias, só que com uma frequência muito boa. Uma pausa no final de semana, para aí sim, colocar minhas séries no lugar. Tenho um período de tempo, que não afeta minha leitura para socializar e cuidas do blog. E ressaca... bem, confesso que não sou dada a isso mesmo. E curto um livro, choro, sofro, sinto dor e falta dos personagens. Mas passo por tudo isso no dia que finalizo a leitura. No outro, estou pronta para a nova aventura. Não sei se fui me condicionando para isso, fui criando hábitos... mas consigo lidar com tudo. Confesso que eu sou uma "organizaholic", então isso pode me ajudar muito.
    Apesar do meu jeito diferentão rs, foi muito bom ler a sua experiência com a leitura. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa,
    como eu estou passando por uma ressaca literária... Atualmente, consigo só ler as indicações da faculdade.
    Bem, vou pegar suas dicas e aplicar...
    E minha causa é bem fácil: livro ruim e muito trabalho...
    Uma pena :(

    ResponderExcluir
  10. Oi, Douglas!
    Eu te entendo. Com tanta coisa ao nosso alcance, mídia, redes socias, parcerias, parece que a gente fica desestimulado a ler e separar um tempo valoroso para isso! É uma guerra de nervos, mas é preciso vencer as pequenas batalhas! Muito bom seu post! Faz a gente refletir sobre o que é essencial.
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas! Gostei muito do seu post, super me identifiquei com ele.. Como leitores passamos por essas fases chatinhas, mas o importante é persistir e se preciso for, dar um tempinho pra mente se esvaziar (meditação ajuda bastante ein ahha)

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir

Romário Bispo