|RESENHA| O DIÁRIO BIPOLAR - MANOELA SERRA


Título: O Diário Bipolar
Autora: Manoela Serra
Editora  Autografia 2017
122 Páginas
Sinopse: Manoela Serra conta sua história com o Transtorno Bipolar em novo livro. Contando momentos que viveu ligados aos transtornos e como esses a afetaram em diversas situações e eventos, Manoela busca ajudar quem passa pelo mesmo que ela. A autora procurou diversas obras que pudessem auxilia-la durante sua jornada, mas nunca encontrou algo que verdadeiramente a tocasse: por isso, decidiu ela mesma produzir. 
Com histórias emocionantes e uma linguagem fluida, O Diário Bipolar pode ser apreciado por diversos públicos, não só por quem passa pelos transtornos mentais, apesar de serem o foco da obra. Envolve qualquer tipo de leitor e o leva para tudo que Manoela sempre sentiu durante sua vida. Reflexivo, o livro merece atenção devido a sua utilidade pública a tantos que precisam.


Resenha

Heey! A resenha de hoje é de um livro que você termina de ler e sabe que o tempo que você levou para lê-lo não foi atoa. O Diário Bipolar conta a história de Manoela Serra, a autora do livro, que vai nos falar um pouco sobre e como ela passou e passa com a bipolaridade.

Não sou estudada no assunto nem nada. Mas quando a gente sente na pele, acho que não precisa de um diploma para poder ter uma simples e direta opinião sobre o assunto.

Se você já teve depressão e procurou um livro sobre, você sabe o quão difícil é achar um livro que vai te falar da depressão de um modo direto e sem ficar enrolando, tentando de alguma forma gourmetizar a depressão. E não como uma luta interna que é extremamente difícil lutar contra sua própria mente.

Manoela vai contar a história dela desde pequena, como ela se sentia. Eu achei muito interessante, pois eu nunca tinha lido sobre a bipolaridade, achava  que era, simplesmente, a mudança de humor. Mas vai além disso. Muito além. Aquela piadinha de “Você tá bipolar hoje, é?” – ou qualquer coisa do tipo – me parece muito horrível agora. As pessoas não sabem o que é realmente ter Transtorno Bipolar do Humor.
Ela mostra as características de uma pessoa com que tem esse transtorno. E como isso muda não somente a vida dela, mas de todas as pessoas a sua volta. Quando não entendemos, acabamos por julgar as pessoas por elas não “aguentarem” as coisas que achamos que elas deveriam, coisas que fazemos e suportamos e consideramos normal.   

E o que mais gostei é que é um livro simples e completamente real sobre o que é ter uma doença psiquiátrica. O que é ter uma mente que não para e parece que algum momento vai te fazer explodir.  O que é sentir uma multidão de sentimentos dentro de si. Eu simplesmente fiquei feliz por encontrar um livro assim. A autora não vai te dizer que ter e enfrentar isso é fácil, mas que é possível. E é sim.

A autora nos conta sobre suas ciclagens. Que são bruscas mudanças de humor. De uma euforia para uma tristeza profunda. E de como essas ciclagens podem ocorrer em mês, semanas ou  em dias. Ela conta um pouco sobre sua Ansiedade, Síndrome do Pânico, Compulsão, Autoestima.

Foi uma leitura incrível. Aprendi muito e com certeza é um livro que vai nos trazer um pouco mais de empatia.


Nem pensar em
The End 
A Jornada Continua
-Manoela Serra


Para comprar o livro:










|RESENHA| O DIÁRIO BIPOLAR - MANOELA SERRA |RESENHA| O DIÁRIO BIPOLAR - MANOELA SERRA Reviewed by Douglas Augusto on sexta-feira, fevereiro 09, 2018 Rating: 5

6 comentários:

  1. Ótima resenha!
    Nada é mais verdadeiro do que ler algo que se passa com a própria pessoa, só assim é mais fácil tentar entender...
    E Parabéns a autora, não são todos que abrem a própria vida a respeito de algo tão íntimo!

    ResponderExcluir
  2. Amei a história em sí. Gosto quando autores abordam assuntos tão delicados como este, é bom para o aprendizado. Ser em primeira pessoa é ainda melhor, você pode começar a entender mais as pessoas em sua volta. Adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  3. Interessante, é um livro bem pessoal e isso é o que torna ele único. Quem sabe assim que minha lista der uma baixada eu não pegue esse pra ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Douglas li apenas um livro que falava de bipolar e se chamava "Dançando sobre cacos de vidro" mas um relato assim deve ser algo muivo intenso de se ler. Adorei a sua resenha mas não sei se aguento uma leitura assim. Entro na maior bab depois, de qualquer forma ótima dica.

    ResponderExcluir
  5. Douglas vc salvou minha vida literária com essa autobiografia. Eu estou escrevendo uma personagem bipolar. Quero falar dela com a doença e nada daquela coisa banal. Mostrar mesmo as dificildades que ela enfrenta. E como é difícil achar algo que fale de forma mais fácil ou real que a doença é. Esse livro vai me ajudar muito. Obrigado pela resenha ficou show.

    ResponderExcluir
  6. To com este livro em mãos para ler. Li o primeiro capítulo e ja senti o que vai vir pela frente, estou intrigada. E sua resenha contribui muito para que eu queira ler ele agora mesmo.

    ResponderExcluir

Romário Bispo