|#LENDOSETEMBROAMARELO| 5 LIVROS QUE ABORTAM SUICÍDIO


Heey! Hoje, vamos falar sobre alguns livros que tem como temática: suicídio. Estamos no mês de combate ao suicídio e vamos trazer vários post, não somente literários, sobre assunto. Esses são os livros que eu já li e indico sobre esse tema.


1 – Perdão, Leonard Peacock  


Sinopse: Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto.

Esse foi um livro que li há uns dois anos e eu não tenho uma boa memória, mas foi um livro que gostei muito. A história vai se desenrolando enquanto estamos lendo e vamos entendendo aos poucos os motivos pela qual Leonard quer tirar a própria vida. Têm muita gente que não gosta desse livro, mas eu o achei muito incrível e muito tocante. Tinha parte que eu só queria entrar na história e dá um abraço nele e dizer que vai ficar tudo bem. Ele deu sinais, mas as pessoas não estavam prestando atenção ou se importando.   


2 – A Lista Negra


Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? 
O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.
Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis 

Talvez você diga: “Ah! Esse livro não deveria está nessa lista”. Talvez você esteja certo. Na sinopse não fala e não creio que isso seja spoiler, o namorado da protagonista se mata no dia que ele tenta e consegue matar algumas pessoas da lista. “Então é só essa parte que fala sobre suicídio?”. Digamos que sim. Mas esse livro nos mostra como tudo muda depois daquele dia. Vamos ter flashbacks e podemos vê os tais sinais que aquele garoto apresentava, namorado dela. Esse livro vai mostrar também sobre empatia, algo que é mais do que necessário. Acho muito valida a leitura desse livro.



3 – Por Lugares Incríveis


Sinopse; Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Prepare os lencinhos para esse livro. Temos duas figuras distintas, Violet e Finch, e os dois têm seus problemas, mas quando eles estão juntos, e me arisco a dizer, não por algum romance, mas pela empatia, os problemas parecem menores. Eles vão se “ajudando” e seguindo em frente. É da mesma autora de Tudo e todas as coisas, se você leu o outro e gostou, provavelmente, irá gostar desse também. 



4 – Os 13 Porquês


Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Talvez, ou melhor, com certeza você deve ter ouvido falar sobre Os 13 Porquês. Pela repercussão da série ou pelo livro mesmo. Não me entenda mal, o livro tem falhas, mas eu acredito que ele tem todo o “ciclo” do suicídio. Inicio ao fim. Na série, isso é melhor retratado, mas o livro também é recomendado. Apesar dos clichês de ensino médio do livro, ele contém muitas verdades. O livro eu recomendo para todos, já a série eu acho que você tem que sondar o seu coração para saber se você “aguenta” digamos assim. Eu já vi histórias de pessoas que se sentiram piores depois que assistiram porque se viram no lugar da Hanna e aquilo gerou um “gatilho” nas lembranças.   



5 – A Playlist de Hayden


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Esse livro trata também não só da pessoa que se foi, mas das que ficaram. Imagina, o seu ou sua melhor amigo (a) tira a própria vida, não ficaria aquela culpa. É isso que o amigo de Hayden vai sentir e vai buscar entender, os motivos pela qual o Hayden tirou a própria vida. E é muito legal a forma que a autora mostrou os sentimentos do Hayden, uma playlist. Você pode ouvir enquanto ler o capítulo correspondente àquela música.


É isso! Já leu algum desses? Se tem algum pra indicar, deixa ai nos comentários!
Abraços.  



|#LENDOSETEMBROAMARELO| 5 LIVROS QUE ABORTAM SUICÍDIO |#LENDOSETEMBROAMARELO| 5 LIVROS QUE ABORTAM SUICÍDIO Reviewed by Douglas Augusto on sábado, setembro 02, 2017 Rating: 5

4 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaa <3
    Amo A Lista Negra, o resto eu já ouvi muito bem falar e quero lê-los o quanto antes.

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, não li nenhum livro. Mas já vou comprar a Listra Negra. Me chamou muito minha atenção.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum desses livros, parecem ser bem interessantes!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. já li a lista negra e Os 13 porquês. Acredito que a Lista negra é bem mais fiel ao que realmente acontece na vida de uma pessoa que passar por essa situação, não somente a que praticou o ato mas a todos que estavam a sua volta, é forte, é pesado, mas existe muitos e muitos casos assim.

    ResponderExcluir

Romário Bispo