RESENHA PALAVRALGIA - ÁUREA STELA

Título Original: Palavralgia
Editora: Pandorga
Páginas: 144
Sinopse: Em “Palavralgia” você vai encontrar um espaço para reflexão. Um confronto entre dois mundos: o íntimo e o plural. Neste espaço, o “eu” está completa e totalmente inserido, rolando misturado junto com tudo que existe neste liquidificador gigante que é o mundo. É onde busca incessantemente sua posição, situação e direcionamento diante de si mesmo e dos outros neste imenso processador de almas. A mistura resultante apenas cada um, individualmente, poderá avaliar.

Resenha

Heey! A resenha de hoje é do livro Palavralgia da autora Áurea Stela. Eu já fiz resenha de outro livro dela, Livro-me, que está aqui no blog – leia aqui.

Palavralgia é uma palavra que você não vai encontra no dicionário, pois foi criada pela autora. Ela significa “dor da palavra”. E ela diz que se entende como “dor” dúvidas, incertezas, questionamentos e etc. Então é o que temos aqui, os pensamentos dela em palavras, crônicas.

Ela nos instiga com suas palavras a questionar as coisas mais inusitadas, mas que se pensarmos bem tem um grande significado por trás. Ela nos mostra alguma de suas memórias e nos faz refletir sobre mil coisas como: o tempo, sentimentos, padrões, a vida em si.

O meu texto favorito desse livro foi Ilhas do tempo. Nesse, ela fala das nossas mudanças ao passar dos anos, quando somos crianças, adolescentes, adultos.

De repente, tudo se transforma, novos rumos se abrem, novas circunstâncias são propostas e todo aquele cenário, se desfaz, dando lugar a um novo ambiente, com novos personagens, novas experiências e ai, novos laços se fortalecem, antigos laços ao enfraquecem e ate se desfazem, nos dando a sensação de sermos outras pessoas.

E eu gostei muito disso que ela escreveu:

Muitas vezes, somente quando saltamos para o último quadrado da amarelinha, desenhada no chão com um caco de telha, com um giz ou um carvão é que, apesar de todas as mudanças, de todas as transformações, olhando para frente, enxergamos, ainda muito distante, aquilo que deveríamos alcançar.

Não é sempre assim?  Esse livro é uma conversa. Ela vai abrir a mente e o coração, não somos obrigados a aceitar, pois ela não vai empurra nada goela abaixo. Mas sim, PENSAR. É a palavra que define. Pensar.
Ela vai colocar o livro, praticamente, todo no “eu”, mas vamos nos identificar bastante. Foi uma leitura rápida e agradável. É aquele livro que você vai lendo e as palavras vão ganhando sentindo, um pente e um pombo nunca mais serão os mesmos quando eu olhar para eles,

É isso! Não deixem de conferir os links para encontrar o livro e visitem o canal da autora que é bem bacana também. Abraços.

RESENHA PALAVRALGIA - ÁUREA STELA RESENHA PALAVRALGIA - ÁUREA STELA Reviewed by Douglas Augusto on quarta-feira, junho 21, 2017 Rating: 5

8 comentários:

  1. Olá!!

    Fiquei encantada com a capa desse livro como se fosse um patchwork, acho que tem tudo a ver com a temática do livro.
    Eu adorei a premissa, principalmente o segundo quote escolhido, deu pra ter uma boa ideia da leitura. Quero!!

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que livro diferente haha eu nunca li nada parecido! Me interessei bastante! Amei a resenha!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: http://instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Gosto muito de livros que possuem esse estilo, uma conversa íntima e até reflexiva. Dica anotada :D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei da resenha mais eu não leria esse livro nesse momento. Mas quem sabe em algum outro momento.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro parece ser bem interessante, mas acho que não rola de ler agora, não faz muito um gênero que eu gosto :(
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?

    Adoro livros com crônicas, super me interessei pela obra e darei um tempo para conhecê-la melhor. Sua resenha está linda, parabéns! Espero gostar da história tanto quanto você.

    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Achei a premissa bem diferente e o fato da autora invenar uma palavra para "dor nas palavras" é bem instigante. Achei legal essa parte de ela nos levar a refletir sobre o tempo, os sentimentos e etc. Talvez eu leia. Vou deixar anotado aqui.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uau! Que máximo está resenha! Adorei! Beijos a todos ❤️

    ResponderExcluir

Romário Bispo