O QUE É SER LEITOR NO BRASIL?



Segundo uma pesquisa, feita em 2015, pela Retratos da Leitura afirma se que 56% da população brasileira é considera leitora. "É tido como leitor a pessoa que leu inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses". 

Ao pesquisar no campo de busca do Google "o que é ser leitor", uma das primeiras respostas é "que ou aquele que tem o hábito de ler"

Monique Braga e Rennan Gardini, donos do blog, canal e locadora de livros Viagens Literárias contam sua visão do que é ser leitor.  "Ser leitor é ter uma relação íntima com o livro, saí do mundo que estamos agora para transcender em outro espaço." afirma Monique. Rennan completa: "Eu entendo o ponto deles de considerar uma pessoa que ler um livro a cada três vezes um leitor, mas também tem que ter uma frequencia maior, tem que ser um hábito da pessoa".





Considerando como leitor uma pessoa quem tem o hábito de ler, ou seja, uma pessoa que está a cada dia desenvolvendo mais o seu senso crítico, será que poderíamos considerar o Brasil com uma população leitora de 56%?

Ser leitor considera os que leem  1 ou 10 livros ao mês, aos que dedicam aos textos da faculdade, aos jovens e senhoras que concentram suas leituras em salmos da bíblia. Não é sobre o quanto você ler, mas o quanto você permite ser moldado, transformado e incomodado pela leitura. A leitura funciona com frutos, você pode ler  100 livros por ano e ainda assim continuar sendo um cidadão quadrado.
O QUE É SER LEITOR NO BRASIL? O QUE É SER LEITOR NO BRASIL? Reviewed by Douglas Augusto on quarta-feira, dezembro 12, 2018 Rating: 5

13 comentários:

  1. Que post maravilindo :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente.
    Importa mais a qualidade daquilo que se lê que a quantidade e atualmente vivemos uma corrida por mais leitura pouco importando se estão interpretando a narrativa.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  3. Amei o post
    Tenho amigos que lêem pra falar que leu, no caso pela quantidade de livros lidos em determinado tempo.
    Eu já sou amante da qualidade e entao devoro o livro quantas vezes for necessário 🤗

    ResponderExcluir
  4. Cara, ser leitor não tem nada a ver com a quantidade de livro que tu lê, mas sim com a qualidade da tua leitura. Tipo, eu sou blogueira e consigo ler uns 8 livros por mês e absorvo todas as histórias e aprendo com todas. Mas tem gente que não é assim, e ta tudo bem né!

    O importante é ler, viajar e ser feliz dentro do teu genero literário preferido, é isso!

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas!!
    Eu como uma escritora de blog literário sei da importância de termos leitores, principalmente no meio dessa crise que estamos passando. É muito triste ver livrarias se fechando por falta de leitores. 56% é muito pouco para uma população tão grande como a nossa.
    Publicação importantíssima!!
    Bjs
    almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. É a velha história de escutar e ouvir, né. Ler vai além....tem que ver com absorção de conteúdo. Gostei.

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, e super concordo! Acho muito importante quando uma obra nos molda e nos transforma. Do que adiante lermos muitos livros se não somos tocados ou aprendemos algo com eles?

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Concordo plenamente!! Eu acredito que todo livro que você lê, te muda em algo e nos leva o ver o mundo de outra maneira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente. De que serve a quantidade se não absorvemos nada, se não crescemos com o que acabamos de ler? Importa sim reter, ficar com os ensinamentos.
    Adorei esse post.

    ResponderExcluir

Romário Bispo